Curitiba-PR
Foto: Giordano Cipriani
Os caboclos são os Espíritos dos índios que habitavam nossas florestas antes da época do descobrimento, ou seja, os verdadeiros donos dessa terra. Talvez esta seja a maior evidência de que a Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, a partir da participação destes Espíritos no tripé fundamental da religião, juntamente com os Pretos Velhos e as Crianças. Representam toda força existente na Umbanda. O maior exemplo disso é que, pelo menos na maioria dos terreiros, são as Entidades chefes do Congá, ou seja, nenhum trabalho é iniciado sem o Caboclo chefe firmar seu ponto.
Essa firmeza ocorre conforme o Orixá regente da casa, que por consequência, será o mesmo Orixá pai de cabeça do pai ou mãe de santo que ocupar a função de dirigente espiritual do terreiro. Portanto, se o pai ou mãe de santo for filho de Ogum, o chefe do Congá será um Caboclo de Ogum. Se for filho de Oxóssi, o chefe do Congá será um Caboclo de Oxóssi, e assim por diante.
No TUPAG, em função do Pai Luiz ser filho de Oxóssi, o Caboclo chefe do Congá é o Seo Folha Verde de Oxóssi
Amalá aos Caboclos: Seguir os mesmos Amalás feitos aos Orixás Oxóssi, Ogum ou Xangô.
Importante: sempre deveremos ter o cuidado de levantar e descarregar corretamente nossos amalás, assim contribuiremos para a preservação da natureza.