COMUNICADO.

 

Em função da significativa melhora nos números relativos à contaminação pelo Coronavírus, estamos extinguindo a necessidade de agendamentos. 

Nossas giras são as segundas e quintas feiras, com início sempre as 20:00 horas. Sejam todos bem vindos. 

 

Nosso endereço: Rua Maestro Romualdo Suriani, 67-B (antigo nº 49). Jardim das Américas, Curitiba-PR.

 

Recomendamos a utilização de máscaras durante sua permanência no terreiro.

 

Axé!
 

TERREIRO DE UMBANDA PAI ARRUDA DA GUINÉ - TUPAG

 

ATENÇÃO

EXCEPCIONALMENTE NO MÊS DE AGOSTO, A GIRA QUE SERIA NA QUINTA FEIRA, 04/08, SERÁ REALIZADA NA QUARTA FEIRA, 03/08.

Indio giordano_cipriani.jpg

Foto: Giordano Cipriani

Os caboclos são os Espíritos dos índios que habitavam nossas florestas antes da época do descobrimento, ou seja, os verdadeiros donos dessa terra. Talvez esta seja a maior evidência de que a Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, a partir da participação destes Espíritos no tripé fundamental da religião, juntamente com os Pretos Velhos e as Crianças. Representam toda força existente na Umbanda. O maior exemplo disso é que, pelo menos na maioria dos terreiros, são as Entidades chefes do Congá, ou seja, nenhum trabalho é iniciado sem o Caboclo chefe firmar seu ponto.

 

Essa firmeza ocorre conforme o Orixá regente da casa, que por consequência, será o mesmo Orixá pai de cabeça do pai ou mãe de santo que ocupar a função de dirigente espiritual do terreiro. Portanto, se o pai ou mãe de santo for filho de Ogum, o chefe do Congá será um Caboclo de Ogum. Se for filho de Oxóssi, o chefe do Congá será um Caboclo de Oxóssi, e assim por diante.

 

No TUPAG, em função do Pai Luiz ser filho de Oxóssi, o Caboclo chefe do Congá é o Seo Folha Verde de Oxóssi

 

 

Amalá aos Caboclos: Seguir os mesmos Amalás feitos aos Orixás Oxóssi, Ogum ou Xangô.

 

Importante: sempre deveremos ter o cuidado de levantar e descarregar corretamente nossos amalás, assim contribuiremos para a preservação da natureza.