COMUNICADO.

 

Em função da significativa melhora nos números relativos à contaminação pelo Coronavírus, estamos extinguindo a necessidade de agendamentos. 

Nossas giras são as segundas e quintas feiras, com início sempre as 20:00 horas. Sejam todos bem vindos. 

 

Nosso endereço: Rua Maestro Romualdo Suriani, 67-B (antigo nº 49). Jardim das Américas, Curitiba-PR.

 

Recomendamos a utilização de máscaras durante sua permanência no terreiro.

 

Axé!
 

TERREIRO DE UMBANDA PAI ARRUDA DA GUINÉ - TUPAG

 

bonito 043.jpg

Oxum

 

Oxum é a mais pura representação do amor maternal, o amor que extrapola qualquer dimensão. É a senhora da fecundidade, a genitora. É a protetora da gestação e zeladora das crianças até que elas tenham discernimento para seguirem seu caminho sozinhas.

Oxum para todos os umbandistas representa a limpeza e purificação através da água, já que fazem parte de seus domínios as águas doces, rios, lagos e cachoeiras. Podemos afirmar que renascemos internamente quando Mamãe Oxum faz a limpeza no terreiro, em nossos corpos e também em nossos espíritos. Assim como Iemanjá e Iansã, Oxum é responsável pela limpeza astral no terreiro.  

 

Quando uma mulher passa por dificuldades para engravidar, é para Oxum que ela deve pedir ajuda através do Amalá.

 

Seus filhos se assemelham muito ao arquétipo dos filhos de Iemanjá, diferenciando-se acentuadamente apenas pela vaidade, esta sim, tão presente nos filhos de Oxum. Por esse motivo, amam espelhos. Não podem ver um sem parar por um instante em sua frente, se auto admirar e dar aquela ajeitadinha nos cabelos. São pessoas muito amigáveis, sempre estão de braços abertos para receber quem os procurar, são grandes conselheiros e excelentes protetores. Gostam dos adereços dourados, vestem-se muito bem, não economizando nunca para manter seu estilo. São extremamente emotivos e chegam ao choro com muita facilidade. São muito ciumentos e não gostam de dividir nada com ninguém.

 

Para o Orixá Oxum sua ligação com o ouro em nada significa a riqueza ou seu valor comercial, mas apenas representa a pureza que deve estar presente na vida e no coração dos filhos da Umbanda.

 

Sincretismo com a Igreja Católica: Nossa Senhora da Conceição.

 

Dia da semana: Sábado.

 

Data comemorativa: 08/12.

 

Cor: Amarelo.

 

Amalá: 7 velas amarelas, água da cachoeira ou água mineral servidas em coité, melão, canjica amarela e flores amarelas ou brancas, especialmente lírio da cachoeira. Pode ser entregue numa cachoeira ou às margens de um lindo rio de água cristalina ou no jardim dos Orixás no TUPAG

 

Importante: sempre deveremos ter o cuidado de levantar e descarregar corretamente nossos amalás, assim contribuiremos para a preservação da natureza.

 

Ervas: Camomila, alfazema, melissa, lírio da cachoeira, marcela, ipê amarelo, erva cidreira, arnica, alfavaca, gengibre, trevo azedo, chuva de ouro, calêndula, manjerona, erva de Santa Maria.