COMUNICADO.

 

Em função da significativa melhora nos números relativos à contaminação pelo Coronavírus, estamos extinguindo a necessidade de agendamentos. 

Nossas giras são as segundas e quintas feiras, com início sempre as 20:00 horas. Sejam todos bem vindos. 

 

Nosso endereço: Rua Maestro Romualdo Suriani, 67-B (antigo nº 49). Jardim das Américas, Curitiba-PR.

 

Recomendamos a utilização de máscaras durante sua permanência no terreiro.

 

Axé!
 

TERREIRO DE UMBANDA PAI ARRUDA DA GUINÉ - TUPAG

 

ATENÇÃO

EXCEPCIONALMENTE NO MÊS DE AGOSTO, A GIRA QUE SERIA NA QUINTA FEIRA, 04/08, SERÁ REALIZADA NA QUARTA FEIRA, 03/08.

Seja sempre muito bem-vindo ao TUPAG. Tenha certeza de que você não chegou até aqui por acaso.

 

Para nós é, e sempre será, uma grande alegria poder recebê-lo. Nossa assistência é a razão de ser do terreiro, não existe outra fundamentação aos trabalhos se não atender às necessidades dos visitantes, trabalhar o desenvolvimento mediúnico dos médiuns da casa e facilitar a evolução espiritual de cada indivíduo presente. Mas para que isso seja possível, para que os trabalhos sigam da forma mais adequada e o entendimento final seja satisfatório, alguns pontos devem ser observados.

 

Sempre que chegar à nossa casa, logo que passar pelo portão principal, se olhar para o lado esquerdo você verá uma "casinha” cujo nome é Tronqueira. Esse é o local onde ficam as seguranças da casa. Ao entrar, o visitante deverá saudá-la de forma simples, respeitosa e pedir sua proteção.

 

O tablado de madeira onde realizamos nossas giras é um espaço consagrado. Nos momentos adequados, todos serão convidados a entrar. Quando for chamado, fique tranquilo, você estará entre amigos, mas os calçados deverão ficar do lado de fora. Além de sinal de respeito, nos ajudará muito na condução da energia durante os atendimentos e trabalhos.

 

Logo na entrada do terreiro, e caso queira se consultar com alguma entidade, você poderá retirar uma senha para o atendimento. É por esse número que você será chamado em momento oportuno para a consulta. Quando sentar-se de frente à Entidade, retribua o cumprimento de forma respeitosa e aguarde que a Ela inicie a conversa. Lembre-se sempre que você estará perante um Espírito de muita luz, o papel dele neste momento não será de fazer adivinhações, previsões do futuro ou, muito menos, tomar qualquer decisão por você. Mas tenha a mais absoluta certeza de que, dentro do contexto do assunto que você colocar durante a consulta, as melhores orientações lhe serão passadas para que você sozinho tenha condições plenas de decidir qual caminho seguir, afinal, respeitar o livre arbítrio é um dos fundamentos da Umbanda. Não se deve pedir às Entidades que trabalham na Umbanda qualquer tipo de trabalho de amarração ou que interfira no livre arbítrio das pessoas. Tampouco pedir algo ruim ou que faça mal a quem quer que seja, pois na Umbanda não há espaço para isso.

 

Ainda sobre as consultas, é importante você saber que apesar de serem individuais, todas acontecem no salão principal do Terreiro, em frente ao nosso Congá, em ambiente coletivo. Cada médium incorporado recebe a ajuda de outro médium que não estará incorporado. Chamamos este de Cambone, suas principais atribuições são: além de ajudar a Entidade em tudo o que precisar, acompanhar as consultas dirimindo dúvidas, auxiliando os consulentes na interpretação das orientações passadas pelos Guias e anotar tudo o que for conversado. A única pessoa a ter acesso posterior às anotações é o Pai de Santo, todos os Cambones sabem da importância da discrição e sigilo sobre os assuntos tratados durante as consultas, portanto, fique tranquilo, sua vida jamais será exposta a terceiros.

 

Nem sempre a resposta obtida será a que você espera ou gostaria de ouvir, saiba que a Lei do Carma jamais poderá ser alterada. Curas espirituais também dependerão muito mais de você, da sua fé, do que dos Guias, pois, como já foi dito,  a Umbanda não poderá jamais interferir no livre arbítrio de cada indivíduo. Se alguém lhe afirmar o contrário, desconfie, NUNCA poderemos prometer algo nesse sentido. Nosso papel é servirmos de instrumento para a comunicação dos Espíritos, que por sua vez, procurarão sempre lhe orientar da melhor forma para que você mesmo consiga se reequilibrar e superar a dificuldade pela qual está passando, se assim for permitido pelo Pai Maior. Portanto, isso não significa que o médium ou a Entidade sejam melhores ou piores que outros.

 

É necessário saber que o Espírito possui sua energia própria e que o médium, também. A união de ambas gera uma terceira energia. Portanto, é possível termos em terra dois médiuns trabalhando com Entidades de mesmo nome, ou seja, pertencentes à mesma falange, porém com comportamentos e trejeitos diferentes. Isso ocorre, pois, nenhuma incorporação será igual a outra. 

 

Também na entrada do TUPAG você encontrará um caderno. Nele você poderá anotar os nomes de pessoas que necessitam de boas vibrações, mas que por algum motivo não puderam estar presentes. Descreva também o que essa pessoa precisa (ex.: saúde, trabalho, abertura de caminhos, estudos, livrar-se de vícios, etc.). Um pouco antes de iniciarmos o trabalho do dia, essa lista será levada até nosso Congá e será trabalhada pelo Caboclo Folha Verde, nosso Guia Chefe. 

 

O silêncio é de fundamental importância para o bom andamento dos nossos trabalhos. Durante sua permanência em nossa casa, os celulares deverão ser desligados ou mantidos em modo de alerta silencioso. Fotos e vídeos não são permitidos. Caso necessite algo neste sentido, por favor, procure um membro da nossa hierarquia.