COMUNICADO.

 

Em função da significativa melhora nos números relativos à contaminação pelo Coronavírus, estamos extinguindo a necessidade de agendamentos. 

Nossas giras são as segundas e quintas feiras, com início sempre as 20:00 horas. Sejam todos bem vindos. 

 

Nosso endereço: Rua Maestro Romualdo Suriani, 67-B (antigo nº 49). Jardim das Américas, Curitiba-PR.

 

Recomendamos a utilização de máscaras durante sua permanência no terreiro.

 

Axé!
 

TERREIRO DE UMBANDA PAI ARRUDA DA GUINÉ - TUPAG

 

ATENÇÃO

EXCEPCIONALMENTE NO MÊS DE AGOSTO, A GIRA QUE SERIA NA QUINTA FEIRA, 04/08, SERÁ REALIZADA NA QUARTA FEIRA, 03/08.

thunderstorm with dark clouds

Iansã

 

Deusa Guerreira, Deusa das tempestades e do vento. Iansã jamais foge da luta, do combate às demandas. Assim como Iemanjá e Oxum que fazem a limpeza energética nos Terreiros de Umbanda através da água do mar e da água doce, respectivamente, Iansã também faz, mas carregando para longe todos os males através dos seus ventos.

 

Seus filhos são conhecidos por seu temperamento forte e explosivo. A última palavra sempre deverá ser a sua, não aceitam ser questionados e pouco importa se têm ou não razão. São pessoas inquietas, que não conseguem ficar muito tempo paradas. Seu jeito extrovertido lhes proporciona fácil entrosamento em grupos, porém sua extrema franqueza lhes prejudica no convívio social. São pessoas muito leais e objetivas em tudo que fazem, não gostam de rodeios e vão direto ao ponto. Enfrentam qualquer situação de frente, pois o medo não faz parte das suas características, definitivamente.

 

Sincretismo com a Igreja Católica: Santa Bárbara.

 

Dia da semana: Quarta feira.

 

Data comemorativa: 04/12.

 

Cor: Laranja.

 

Amalá: 7 velas laranjas, água mineral servida em coité, acarajé, milho em espiga coberto por mel, mamão. Pode ser entregue sobre uma linda pedra ao lado de  um rio ou no jardim dos Orixás no TUPAG.

 

Importante: sempre deveremos ter o cuidado de levantar e descarregar corretamente nossos amalás, assim contribuiremos para a preservação da natureza.

 

Ervas: Folhas de romã, folhas de louro, folhas de pessegueiro, folhas de gerânio vermelho, folhas de bambu, espada de santa-bárbara, folhas de morango, catinga de mulata, gerânio cor-de-rosa ou vermelho, açucena.