COMUNICADO.

 

Em função da significativa melhora nos números relativos à contaminação pelo Coronavírus, estamos extinguindo a necessidade de agendamentos. 

Nossas giras são as segundas e quintas feiras, com início sempre as 20:00 horas. Sejam todos bem vindos. 

 

Nosso endereço: Rua Maestro Romualdo Suriani, 67-B (antigo nº 49). Jardim das Américas, Curitiba-PR.

 

Recomendamos a utilização de máscaras durante sua permanência no terreiro.

 

Axé!
 

TERREIRO DE UMBANDA PAI ARRUDA DA GUINÉ - TUPAG

 

O Poder do Bem.

 

É bastante comum, pelo menos alguma vez na vida, ouvirmos de alguém em algum lugar, que devemos sempre pensar positivo, sermos otimistas, vibrar boas energias. Mas, qual a real necessidade disso?

 

Certa vez, em uma consulta, o amado e bondoso Preto Velho Pai Arruda, do qual tenho a honra de ser cavalo, ouviu da consulente que estava muito triste e decepcionada com a vida, pois tudo estava dando errado, e diariamente os problemas empilhavam-se uns sobre os outros. Era notória a imensa tristeza nos olhos da pobre mulher. Pai Arruda com muita simplicidade e sabedoria a aconselhou a rezar muito, pedindo a Zambi forças para superar o momento de dificuldades e que a vida dela estava daquele jeito, pois durante a presente encarnação ela havia feito muitos desafetos. Sem entrar no motivo destes desafetos, ela o respondeu algo como: “essas pessoas só querem o meu mal, eu as odeio com todas as minhas forças”.

 

Foi então, que com uma risadinha que lhe é característica, tomando um gole do café preto com um dedinho de marafo e pitando seu inseparável palheiro, Ele respondeu: “Filha, entenda uma coisa, gente feliz não tem tempo para pensar em estragar a vida dos outros. Você e essas pessoas fazem uma guerra de ódio e desejos ruins o tempo todo. Alguém vai sempre ter que dar o primeiro passo para que as coisas possam ser diferentes e a vida de todos vocês possa mudar. Deseje, do fundo do seu coração e de forma sincera que eles sejam verdadeiramente felizes, perdoe. Afinal, você recebe de volta a energia que você vibra”.

 

Nas palavras simples do iluminado preto velho, existe uma essência verdadeira muito maior do que podemos entender. Se pensarmos que algo em nosso dia a dia, que precisamos fazer, não dará certo, a chance que isso realente aconteça torna-se real. Achar que é apenas coincidência ou obra do destino é muito pouco. A frase “ você recebe de volta a energia que você vibra” é uma das maiores verdades que já presenciei na vida. Desde esse dia, levo-a comigo como se fosse um mantra.  Nas minhas orações, peço sempre ao Pai Maior que eu tenha a capacidade de vibrar coisas boas e também de desejar a felicidade plena para aqueles que, por qualquer motivo, não me queiram bem.

 

Não é tarefa simples, os altos e baixos estarão sempre presentes e fazem parte do nosso processo evolutivo. A busca pela felicidade deve ser compartilhada, desejar o bem, jamais trará de volta alguma consequência negativa. O esforço para que tal tarefa seja bem executada nos dará sempre a sensação do dever cumprido.

 

Bem resumido, a partir dessa passagem, a máxima “fazer o bem sem olhar a quem” nos dá uma dimensão muito maior do que é verdadeiramente a caridade.

 

Axé!

 

Pai Luiz de Oxóssi

 

19/01/2019.