COMUNICADO.

 

Em função da significativa melhora nos números relativos à contaminação pelo Coronavírus, estamos extinguindo a necessidade de agendamentos. 

Nossas giras são as segundas e quintas feiras, com início sempre as 20:00 horas. Sejam todos bem vindos. 

 

Nosso endereço: Rua Maestro Romualdo Suriani, 67-B (antigo nº 49). Jardim das Américas, Curitiba-PR.

 

Recomendamos a utilização de máscaras durante sua permanência no terreiro.

 

Axé!
 

TERREIRO DE UMBANDA PAI ARRUDA DA GUINÉ - TUPAG

 

ATENÇÃO

EXCEPCIONALMENTE NO MÊS DE AGOSTO, A GIRA QUE SERIA NA QUINTA FEIRA, 04/08, SERÁ REALIZADA NA QUARTA FEIRA, 03/08.

Preto Velho c42b23e385f7b8109d473bc676534c59--american-art-papa-legba.jpg

Os Pretos Velhos são, em sua maioria, os Espíritos dos africanos trazidos para o Brasil e escravizados pelo homem branco. São as Entidades de maior hierarquia dentro da Umbanda. Um exemplo muito claro disso é que Exu não faz nada, não move uma palha, sem a permissão do Preto Velho.

 

Apresentam-se sempre demonstrando muita sabedoria e humildade. Sua presença nos terreiros exala amor e é bastante comum que os presentes sintam-se como na casa dos seus avós. Não é raro que médiuns e consulentes cheguem às lágrimas ouvindo as palavras e ensinamentos passados pelos amados pretos velhos e pretas velhas.

 

São também os principais responsáveis pelo alinhamento magístico e energético do terreiro. São grandes feiticeiros e mandingueiros, além do conhecimento trazido da África, enquanto estiveram encarnados no Brasil aprenderam também os segredos e conhecimentos indígenas. 

 

Amalá aos Pretos Velhos: 7 velas preta/branca, café preto ou cerveja preta ou marafo, tutu de feijão preto, cocada, bolo de fubá, bolo de milho ou bolo de laranja, bananas. Cigarro de palha ou cachimbo ou fumo. Servir preferencialmente sobre uma folha larga, num jardim com flores ou sobre uma grande e bonita pedra, ou ainda no jardim dos Orixás do TUPAG.

 

Data comemorativa: 13/05.

 

Importante: sempre deveremos ter o cuidado de levantar e descarregar corretamente nossos amalás, assim contribuiremos para a preservação da natureza.