Curitiba-PR
Os Pretos Velhos são, em sua maioria, os Espíritos dos africanos trazidos para o Brasil e escravizados pelo homem branco. São as Entidades de maior hierarquia dentro da Umbanda. Um exemplo muito claro disso é que Exu não faz nada, não move uma palha, sem a permissão do Preto Velho.
Apresentam-se sempre demonstrando muita sabedoria e humildade. Sua presença nos terreiros exala amor e é bastante comum que os presentes sintam-se como na casa dos seus avós. Não é raro que médiuns e consulentes cheguem às lágrimas ouvindo as palavras e ensinamentos passados pelos amados pretos velhos e pretas velhas.
São também os principais responsáveis pelo alinhamento magístico e energético do terreiro. São grandes feiticeiros e mandingueiros, além do conhecimento trazido da África, enquanto estiveram encarnados no Brasil aprenderam também os segredos e conhecimentos indígenas.
Amalá aos Pretos Velhos: 7 velas preta/branca, café preto ou cerveja preta ou marafo, tutu de feijão preto, cocada, bolo de fubá, bolo de milho ou bolo de laranja, bananas. Cigarro de palha ou cachimbo ou fumo. Servir preferencialmente sobre uma folha larga, num jardim com flores ou sobre uma grande e bonita pedra.
Data comemorativa: 13/05.
Importante: sempre deveremos ter o cuidado de levantar e descarregar corretamente nossos amalás, assim contribuiremos para a preservação da natureza.