COMUNICADO.

 

Em função da significativa melhora nos números relativos à contaminação pelo Coronavírus, estamos extinguindo a necessidade de agendamentos. 

Nossas giras são as segundas e quintas feiras, com início sempre as 20:00 horas. Sejam todos bem vindos. 

 

Nosso endereço: Rua Maestro Romualdo Suriani, 67-B (antigo nº 49). Jardim das Américas, Curitiba-PR.

 

Recomendamos a utilização de máscaras durante sua permanência no terreiro.

 

Axé!
 

TERREIRO DE UMBANDA PAI ARRUDA DA GUINÉ - TUPAG

 

ATENÇÃO

EXCEPCIONALMENTE NO MÊS DE AGOSTO, A GIRA QUE SERIA NA QUINTA FEIRA, 04/08, SERÁ REALIZADA NA QUARTA FEIRA, 03/08.

Mata 4.jpg

Oxóssi

 

É o Rei das matas e, por esse motivo, associado à cor verde. É o grande caçador, porém, nesse caso, não mais o caçador de animais, mas sim o caçador das almas perdidas. É o grande responsável em caçar os espíritos que ignoram à Lei da Umbanda, doutriná-los e encaminhá-los à luz. 

 

Oxóssi representa a sabedoria, a perspicácia, a coragem e a paciência, por serem características essenciais ao bom caçador. Por ser o Rei das matas, toda a natureza, principalmente a fauna e a flora sofrem sua ação e desenvolvem-se sob sua energia. É o grande curador por ser profundo conhecedor das ervas e suas respectivas aplicações. Nas tribos a responsabilidade pela manutenção, alimentação e subsistência da família sempre foi do caçador. Por esse motivo, é para Oxóssi que pedimos prosperidade e fartura. 

 

Seus filhos normalmente são pessoas amorosas, muito calmas e pacientes. Sempre se preocupam com todos e com tudo à sua volta, como se fosse somente sua a responsabilidade do bem-estar dos demais. São excelentes conselheiros justamente por terem paciência em ouvir às pessoas e conseguirem entender suas aflições. São incapazes de negar ajuda a quem quer que seja. São excelentes organizadores de estratégias para a superação de obstáculos e dificuldades. São extremamente apegados à família e também às suas coisas, mas não são ciumentos. Possuem forte tendência à solidão e, por esse motivo, precisam de tempos em tempos ficar sozinhos para reflexão e realinhamento energético. Não discute a fé, é fiel seguidor da sua e respeita muito as demais. São pessoas naturalmente alegres e otimistas, características que o ajudam muito a superar a hesitação e indecisão que lhe são tão peculiares. Não costumam importar-se ou revidar qualquer tipo de ataque, porém quando o fazem tornam-se perigosos. São pessoas com gosto refinado, gostam de comer e beber coisas boas, vestem-se bem, porém, sempre com roupas e adereços sóbrios. 

 

 

Sincretismo com a Igreja Católica: São Sebastião.

 

Dia da semana: Quinta feira.

 

Data comemorativa: 20/01.

 

Cor: Verde.

 

Amalá: 7 velas verdes, cerveja clara servida em coité, charuto, frutas (praticamente todas, mas destacam-se a banana, a goiaba vermelha, a carambola e o maracujá), milho coberto com mel ou melado de cana e quibebe. As duas opções também podem ser unidas numa unica, ou seja, abóbora moranga recheada com milho e coberta com mel. Servir preferencialmente, sobre uma folha larga. Pode ser entregue na entrada da mata, ou no jardim dos Orixás no TUPAG

 

Importante: sempre deveremos ter o cuidado de levantar e descarregar corretamente nossos amalás, assim contribuiremos para a preservação da natureza.

 

Ervas: Folhas de goiabeira, guiné, folhas de pitangueira, folhas de maracujá, folhas de laranjeira, folhas de abacateiro, erva cidreira, malva rosa, mil folhas, aroeira, samambaia, erva doce, folhas de araçá e folhas de palmeira.