COMUNICADO.

 

Em função da significativa melhora nos números relativos à contaminação pelo Coronavírus, estamos extinguindo a necessidade de agendamentos. 

Nossas giras são as segundas e quintas feiras, com início sempre as 20:00 horas. Sejam todos bem vindos. 

 

Nosso endereço: Rua Maestro Romualdo Suriani, 67-B (antigo nº 49). Jardim das Américas, Curitiba-PR.

 

Recomendamos a utilização de máscaras durante sua permanência no terreiro.

 

Axé!
 

TERREIRO DE UMBANDA PAI ARRUDA DA GUINÉ - TUPAG

 

body of water during daytime

Iemanjá

 

É a grande Mãe. Senhora dos mares e oceanos. Certamente o Orixá mais conhecido no Brasil. Respeitada, e cultuada inclusive pelos praticantes de outras religiões, talvez por esse motivo seja o único Orixá da Umbanda cultuado por sua imagem própria, não se utilizando muito do sincretismo com a Igreja católica. Iemanjá representa a maternidade, mas não apenas no sentido da concepção. Representa muito mais o sentido do carinho, do afago, do colo de mãe, da educação. Nos Terreiros de Umbanda, é Iemanjá que nos mostra o verdadeiro sentido da palavra irmão, e passa aos filhos da corrente o sentimento de família.

 

É de responsabilidade de Iemanjá toda a limpeza pesada nos Terreiros de Umbanda. Tem a função da dissipação e transmutação das energias pesadas ou negativas através da água dos mares. Quem nunca tomou um banho de mar e depois saiu sentindo-se revigorado, com uma sensação de leveza, de bem-estar? No terreiro o princípio é o mesmo.

 

Oxum e Iansã também possuem a atribuição da limpeza, a primeira através da água doce, e segunda através dos ventos, ambos elementos que vão até o mar para serem definitivamente purificados e renovados.

 

Seus filhos sempre estão de braços abertos para receber quem os procurar. São grandes conselheiros, grandes protetores e não toleram a mentira. Gostam muito de reunir familiares e amigos simplesmente para celebrar a vida, o amor e a amizade. Normalmente possuem temperamento calmo, exceto quando sentem qualquer tipo de ameaça aos seus filhos. O ciúme excessivo talvez seja seu maior defeito.

 

 

 

Sincretismo com a Igreja Católica: Nossa Senhora dos Navegantes.

 

Dia da semana: Sábado.

 

Data comemorativa: 02/02.

 

Cor: Azul claro

 

Amalá:  7 velas azuis claras, champanhe ou água mineral, manjar branco, uvas verdes e maçãs verdes e flores brancas, preferencialmente rosas brancas. Pode ser entregue na praia. 

 

Importante: sempre deveremos ter o cuidado de levantar e descarregar corretamente nossos amalás, assim contribuiremos para a preservação da natureza.

 

Ervas: Alfazema, pata de vaca, folhas de lágrima de Nossa Senhora (capiá), hortelã, erva quaresma, trevo e chapéu de couro.