Curitiba-PR
Iemanjá
É a grande Mãe. Senhora dos mares e oceanos. Certamente o Orixá mais conhecido no Brasil. Respeitada, e cultuada inclusive pelos praticantes de outras religiões, talvez por esse motivo seja o único Orixá da Umbanda cultuado por sua imagem própria, não se utilizando muito do sincretismo com a Igreja católica. Iemanjá representa a maternidade, mas não apenas no sentido da concepção. Representa muito mais o sentido do carinho, do afago, do colo de mãe, da educação. Nos Terreiros de Umbanda, é Iemanjá que nos mostra o verdadeiro sentido da palavra irmão, e passa aos filhos da corrente o sentimento de família.
É de responsabilidade de Iemanjá toda a limpeza pesada nos Terreiros de Umbanda. Tem a função da dissipação e transmutação das energias pesadas ou negativas através da água dos mares. Quem nunca tomou um banho de mar e depois saiu sentindo-se revigorado, com uma sensação de leveza, de bem-estar? No terreiro o princípio é o mesmo.
Oxum e Iansã também possuem a atribuição da limpeza, a primeira através da água doce, e segunda através dos ventos, ambos elementos que vão até o mar para serem definitivamente purificados e renovados.
Seus filhos sempre estão de braços abertos para receber quem os procurar. São grandes conselheiros, grandes protetores e não toleram a mentira. Gostam muito de reunir familiares e amigos simplesmente para celebrar a vida, o amor e a amizade. Normalmente possuem temperamento calmo, exceto quando sentem qualquer tipo de ameaça aos seus filhos. O ciúme excessivo talvez seja seu maior defeito.
Sincretismo com a Igreja Católica: Nossa Senhora dos Navegantes.
Dia da semana: Sábado.
Data comemorativa: 02/02.
Cor: Azul claro
Amalá: 7 velas azuis claras, champanhe ou água mineral, manjar branco, uvas verdes e maçãs verdes e flores brancas, preferencialmente rosas brancas. Pode ser entregue na praia.
Importante: sempre deveremos ter o cuidado de levantar e descarregar corretamente nossos amalás, assim contribuiremos para a preservação da natureza.
Ervas: Alfazema, pata de vaca, folhas de lágrima de Nossa Senhora (capiá), hortelã, erva quaresma, trevo e chapéu de couro.