COMUNICADO.

 

Em função da significativa melhora nos números relativos à contaminação pelo Coronavírus, estamos extinguindo a necessidade de agendamentos. 

Nossas giras são as segundas e quintas feiras, com início sempre as 20:00 horas. Sejam todos bem vindos. 

 

Nosso endereço: Rua Maestro Romualdo Suriani, 67-B (antigo nº 49). Jardim das Américas, Curitiba-PR.

 

Recomendamos a utilização de máscaras durante sua permanência no terreiro.

 

Axé!
 

TERREIRO DE UMBANDA PAI ARRUDA DA GUINÉ - TUPAG

 

Ruskeala (marble quarries), Karelia, Russia. Original file here (link to Dropbox): https://vk.cc/9ZGbpZ

Xangô

 

Xangô é o Orixá da Justiça Divina. Obviamente, todos os outros Orixás são justos e transmitem esse sentimento aos seus filhos, mas quando falamos sobre os filhos de Xangô, a justiça deixa de ser apenas uma virtude e passa a ser uma obsessão. Se por um lado essa característica é louvável, por outro, atrai sofrimento exacerbado aos seus filhos, pois muitas vezes não temos a compreensão exata da Justiça Divina. Seu campo vibracional são as pedreiras.

 

Seus filhos são pessoas muito firmes, austeras, seguras de si e bastante enérgicas. Normalmente sua aparência física demonstra uma idade superior a real, mas nem por isso deixam de ser belos, alegres e cativantes. São muito discretos, tem certa dificuldade em relacionar-se com grupos de pessoas, mas se lhes derem uma oportunidade, assumirão imediatamente o comando de tudo.  São incapazes de tomar alguma decisão sem antes analisar a situação exaustivamente, o receio de cometer alguma injustiça não os permite serem mais arrojados. São amigos fiéis e grandes conselheiros, mas não gostam de serem contrariados, a teimosia é uma característica marcante em seu comportamento.  Não guardam rancor e vestem-se bem, mas com toda sobriedade.

 

Sincretismo com a Igreja Católica: São Jerônimo.

 

Dia da semana: Quarta feira.

 

Data comemorativa: 30/09.

 

Cor: Marrom.

 

Amalá: 7 velas marrons, cerveja escura servida em coité, charuto, quiabo refogado, abacaxi e abacate. Pode ser entregue em uma pedreira ou sobre uma linda pedra grande ou no jardim dos Orixás no TUPAG. 

 

Importante: sempre deveremos ter o cuidado de levantar e descarregar corretamente nossos amalás, assim contribuiremos para a preservação da natureza.

 

Ervas: Quebra pedra, folhas de limoeiro, erva Moura, lírio do campo, folhas de abacateiro, folhas de café e manjericão.