COMUNICADO.

 

Em função da significativa melhora nos números relativos à contaminação pelo Coronavírus, estamos extinguindo a necessidade de agendamentos. 

Nossas giras são as segundas e quintas feiras, com início sempre as 20:00 horas. Sejam todos bem vindos. 

 

Nosso endereço: Rua Maestro Romualdo Suriani, 67-B (antigo nº 49). Jardim das Américas, Curitiba-PR.

 

Recomendamos a utilização de máscaras durante sua permanência no terreiro.

 

Axé!
 

TERREIRO DE UMBANDA PAI ARRUDA DA GUINÉ - TUPAG

 

ATENÇÃO

EXCEPCIONALMENTE NO MÊS DE AGOSTO, A GIRA QUE SERIA NA QUINTA FEIRA, 04/08, SERÁ REALIZADA NA QUARTA FEIRA, 03/08.

golden hour photography

 

Oxalá

 

Oxalá é o Orixá maior, no sincretismo com a Igreja Católica é representado pela imagem de Jesus Cristo. Trata-se da mais pura emanação de energia do Criador, por isso é associado à cor branca. É o menor caminho até Deus ou Zambi, o grande Criador de todas as criaturas, o que lhe torna a mais absoluta caracterização da fé.  Por todos estes motivos sua imagem sempre terá o lugar de maior destaque nos Congás dos Terreiros de Umbanda.

Oxalá é o único Orixá que não atua diretamente em elementos do planeta, mas, ao mesmo tempo, faz isso por intermédio dos outros Orixás.

 

Seus filhos normalmente são pessoas de confiança, que apresentam tranquilidade e serenidade. Não são os melhores líderes, mas não se submetem facilmente à liderança de outros. Andam devagar, são amáveis e pacientes, características que não atenuam sua notável teimosia. Possuem tendência a problemas financeiros e de relacionamentos pessoais, tanto familiares ou mesmo em relação às amizades, que podem facilmente ser superados desde que ele se dedique a isso. Não é agressivo e quando é agredido de alguma maneira, prefere mostrar ser absolutamente superior a isso, não revidando a agressão. Normalmente seu jeito calmo o auxilia diretamente na conquista de objetivos, principalmente para convencer aos outros que aceitem suas ideias sem precisar impô-las. São extremamente organizados e estrategistas, sempre preferem a reclusão como forma de inspiração.

 

Sincretismo com a Igreja Católica: Jesus Cristo.

 

Dia da semana: Sexta feira.

 

Data comemorativa: 25/12.

 

Cor: Branco.

 

Amalá: 7 velas brancas, água mineral servida em coité, canjica branca servida em alguidar de louça branca ou, preferencialmente, sobre uma folha larga, também é possível oferecer algodão e flores brancas. Pode ser entregue em qualquer lugar bonito que remeta à paz ou no jardim dos Orixás no TUPAG.

 

Importante: sempre deveremos ter o cuidado de levantar e descarregar corretamente nossos amalás, assim contribuiremos para a preservação da natureza.

 

Ervas: Coentro, arruda, erva cidreira, alecrim, hortelã alevante, boldo, folhas de girassol, camomila, chapéu de couro, erva de bicho, cravo e gerânio branco.