O povo Cigano que trabalha na Umbanda representa a liberdade e o desapego. São profundos conhecedores da magia e encantam a todos com seu jeito sutil, manso e delicado de tratar os problemas. São especialistas no tratamento dos males da saúde, amorosos e financeiros.
Esbanjam alegria, felicidade, gostam de boa música, danças e de fartura à mesa. Por serem muito unidos são, na Umbanda, os protetores da família e da harmonia no lar. Os Ciganos têm em Santa Sara Kali sua protetora.
Amalá aos Ciganos: 7 velas de cera natural ou amarelas, cigarros ou cigarrilhas, incensos, vinho tinto ou vermouth, arroz integral com lentilhas, batatas assadas e descascadas cobertas com mel e canela, bolo cigano, frutas frescas como maçã, pêssego ou uvas, frutas secas diversas. Pode enfeitar tudo com flores. Pode ser entregue numa campina sobre uma folha larga e bonita.
Data comemorativa: 24/05.
Importante: sempre deveremos ter o cuidado de levantar e descarregar corretamente nossos amalás, assim contribuiremos para a preservação da natureza.